Logotipo APEF
Área pessoal

Registo

Para usufruir de todas as funcionalidades do site APEF deverá estar registado.

Quero registar-me

Mensagem do Presidente

“Recriar em continuidade” é o mote que melhor sintetiza a acção que a direcção da APEF ambiciona para o biénio 2019-2021.

É nossa intenção dar continuidade a todos os eventos e projectos que acolhemos numa herança erigida sobre o trabalho meritoso dos corpos gerentes dos anteriores mandatos.

Necessitamos recriar para tentar atingir o pleno da missão da APEF e, em última análise, para garantir a continuidade da nossa Associação.

Queremos uma Associação de base mais alargada, multidisciplinar e querida dos mais jovens (profissionais de saúde). Queremos que a formação pós-graduada vá muito além da informação, agora, tão facilmente acessível, até via “telefone-esperto”. E, queremos fazer chegar a formação ou informação a toda a sociedade em geral.

Desejamos estimular a investigação científica nacional e, sobretudo, aquela capaz de se internacionalizar. Usando uma metáfora futebolística, mais que goleadas internas, gostaríamos de bons resultados lá fora. Queremos dar a conhecer e premiar o que de melhor se faz “entre-muros” e, sobretudo, os estudos que melhor permitam conhecer a realidade das doenças e dos doentes em Portugal. Gostaríamos de ver realizados mais estudos multicêntricos e, por isso, vamos apostar em criar condições facilitadoras para tal.

Gostaríamos de ser um parceiro mais frequentemente solicitado pelos decisores da saúde. Sabemos ser um parceiro qualificado mas nem sempre desejado. Não podemos querer impor o nosso amor, mas devemos saber mostrar nosso valor, grandeza e representatividade. Não é da nossa competência as normas (da DGS) e parece ser pouco relevante redigir recomendações (em face das Europeias) mas, mesmo assim, existe algum espaço para nossa criatividade, como elaboração de compromissos de actuação em determinadas patologias, de aplicação regional ou nacional.

Valor, grandeza e representatividade constroem-se com a união: com a união de todos aqueles que nutrem um gosto particular pelo estudo das doenças hepáticas.

Contamos, por isso, com todos os associados, para em união, continuarmos a recriar.

Filipe Calinas

Presidente da APEF